terça-feira, 5 de outubro de 2021

Pequeno Catecismo Sobre a Origem, Queda e Ascensão do Homem


por Davi M. Simões

Quem é Deus?

Deus é o Criador dos anjos, dos homens e do universo, é uno em essência e trino em pessoa, a origem e o fim de tudo. É único, imaterial, ilimitado, inalterável, inefável. Deus é espírito e governa o mundo em verdade e justiça, e trata todas as suas criaturas com amor e misericórdia. Diante d’Ele “todo joelho se dobra”. Na realidade, a mente humana não tem capacidade de compreender Deus em plenitude.

Quem são os anjos?

Os anjos foram criados por Deus antes da origem do mundo. Ao contrário dos homens são seres imateriais, possuem somente vontade e intelecto. Lúcifer foi um Serafim (o gênero angelical mais próximo de Deus na hierarquia celeste) que por orgulho e inveja quis ser como Deus e levou consigo 1/3 dos anjos do Céu, quando após uma batalha foi lançado por São Miguel Arcanjo ao inferno com os outros anjos traidores, transformando-se em demônio.

O que são os demônios?

Os demônios são os “anjos” de Lúcifer, que após a queda passou a se chamar Satanás. Eles criam confusão no Homem para leva-lo à perdição. Assim como entre os anjos de Deus, há também hierarquia entre os demônios. Eles propagam ideias e religiões falsas. Fundaram o politeísmo, o panteísmo, o animismo e os diversos tipos de espiritismo, esoterismo e superstições. Os demônios são seres inteligentíssimos e sabem mais das coisas de Deus que o Homem.

Quem é o Homem?

O Homem é criatura de Deus. Foi criado por Ele corpo e alma para gozar da vida eterna. O Homem vem de Deus e à Ele deve voltar. Ao homem que heroicamente vence a carne, o mundo e o demônio, o Criador promete a dignidade dos anjos.

Como é possível voltar à Deus?

Para voltar à Deus é preciso praticar os Dez Mandamentos, o Sermão da Montanha, mortificar os cinco sentidos, regrar as paixões, purificar a memória e a imaginação e direcionar a vontade e o intelecto para o próprio Deus em Sua Suma Beleza e Suma Bondade, personificadas em Nosso Senhor Jesus Cristo. Também é preciso se confessar e participar dos sacramentos da Santa Igreja. Deus se encontra no coração do Homem, que é o centro da alma. O Homem será sempre pendente ao orgulho, pois após a expulsão de Adão e Eva do paraíso há em nós o pecado original que gera uma forte tendência a desobediência. No fim dos tempos nos uniremos corpo e alma (como ascendeu Cristo e Nossa Senhora) no seio de Deus e gozaremos eternamente da Visão Beatífica que é a visão de Deus como Ele se vê.

Quem foram Adão e Eva?

Adão e Eva foi o primeiro casal humano. Deus criou o universo do nada e no penúltimo dia os criou para gozarem de Sua criação eternamente. Satanás tentou Eva para que ela desejasse ser igual a Deus e ela levou à queda também Adão e com ele toda a espécie humana. Após a expulsão do paraíso eles foram condenados à morte corporal e todas as mulheres passaram a ter o parto com dor.

Como aconteceu a tentação?

A tentação aconteceu quando Deus havia colocado no paraíso, chamado Jardim do Éden, a árvore do conhecimento do bem e do mal e proibiu Adão e Eva de consumirem seu fruto como forma de educá-los na obediência. Satanás em forma de serpente tentou Eva a comer o fruto e ela comeu e deu à Adão. Como forma de castigo por esse pecado originário, Deus condenou o casal e toda a raça humana à morte corporal, perdendo a Graça, fazendo o Homem voltar à terra, como jarro de barro que é, e fechando a passagem para o Céu, que só poderia ser reaberta por Jesus Cristo, o novo Adão. Como punição a serpente, que possuía quatro patas e asas, foi obrigada a rastejar pelo chão. E sua língua bifurcada é lembrança de sua mentira e enganação.

Quem é Jesus Cristo?

Nosso Senhor Jesus Cristo é perfeito filho de Deus ao mesmo tempo que é perfeito filho do Homem (Nossa Senhora). Dual na natureza, mas uno em essência. Ele desceu do seu trono celeste e escolheu nascer da Virgem Maria (concebida sem pecado original e imaculada mesmo após seu parto sem dor) de origem humilde e pobrezinho nazareno, embora nascido em Belém. Essa encarnação de Deus foi necessária para livrar o Homem do pecado original, pois antes dele nenhum homem fora salvo. Ele é o arquétipo perfeito, aquele que deve ser seguido já que pode restaurar a natureza humana decaída através de seu exemplo de vida. Sua Encanação, Crucifixão e Ressurreição são profundíssimos mistérios. Com Sua vida sem pecado Ele venceu a morte e o Diabo. Cristo é a ponte heroica que nos torna santos e nos une a Deus através de Sua obediência, pobreza, castidade, mansidão e caridade. Ele, Nosso Senhor, deixou como legado Sua Esposa, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, guardiã da Tradição, do Evangelho e do Magistério.

“Deus se tornou homem para que pudéssemos nos tornar deuses”. (Santo Atanásio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário